ABB anuncia saída do mercado de inversores solares no mundo.

Maio de 2020
ABB anuncia saída do mercado de inversores solares no mundo.

Fabricante acaba de firmar um acordo de venda da unidade de negócios com a italiana FIMER

A fabricante multinacional ABB, uma das líderes mundiais no setor de energia, acaba de anunciar a saída no mercado global de inversores solares. A companhia fechou um acordo de venda da unidade de negócios com a italiana FIMER e passará a focar sua carteira em outros mercados exponenciais.

A transação foi anunciada oficialmente pela ABB no dia 7 de julho em nota publicada no próprio site da companhia. A unidade de inversores solares da companhia, que gerou uma receita de aproximadamente US$ 290 milhões em 2018, possui aproximadamente 800 colaboradores espalhados ao redor de 30 países, bem como fábricas e centros de pesquisa e desenvolvimento (P&D) na Itália, na Índia e na Finlândia.

No comunicado oficial, as duas empresas garantiram que vão promover uma transição suave para clientes e funcionários. A FIMER honrará todas as garantias existentes e a ABB compensará a FIMER pelo cancelamento dos negócios e do passivo.

A conclusão do acordo está prevista para o primeiro trimestre de 2020 e estará sujeita a determinadas condições, incluindo a conclusão da reunião preliminar e prévia com os órgãos de representação de funcionários.

Segundo Tarak Mehta, presidente do negócio de energia elétrica da ABB, o desinvestimento está alinhado com a estratégia de gestão sistemática e contínua de portfólio, no sentido de fortalecer a competitividade, focar na qualidade da receita e nos segmentos de maior crescimento.

“A energia solar é um foco bem estabelecido e fundamental para a FIMER e, como tal, acreditamos que ela seja uma excelente proprietária dos negócios de inversores solares da ABB. A combinação dos portfólios suportará mais crescimento de vendas. Através de nossa oferta inteligente de baixa e média tensão, a ABB continuará a integrar a energia solar em uma variedade de soluções inteligentes, incluindo prédios inteligentes, armazenamento de energia e carregamento de veículos elétricos”, disse.

Já Filippo Carzaniga, diretor executivo da FIMER, afirmou que o foco da FIMER no setor de energia solar será bastante aprimorado por essa integração. “Temos o prazer de anunciar essa nova etapa em nosso desenvolvimento. Nosso compromisso de influenciar positivamente o mercado de energia será realizado por meio do desenvolvimento de novas plataformas de produtos e tecnologias digitais inovadoras. Continuaremos com o excelente trabalho realizado pela ABB nos últimos anos, combinando recursos preciosos, conhecimento e experiência na Itália e no mundo”, comentou.

Fonte: portalsolar.com.br